Tutóia

História da Cidade          
Significado do Nome.

Tutóia quer dizer lençol de areia, embora alguns afirmem que seu verdadeiro significado é água boa, na língua dos índios tupis, que lá também moraram.

As primeiras tentativas de exploração da costa do nordeste maranhense, encravada ali no delta parnaibano, procederam às colonização desde os idos de 1.571, quando Nicolau Resende e seus companheiros promoveram as primeiras jornadas exploradas à aludida costa. Esta informação se insere na narrativa de Gabriel Soares, escritor da época, e citado por F. Pereira da Costa , que alude ao "Rio do Meio" como sendo o braço do Parnaíba que deságua entre as ilhas dos Poldros e das Canárias, formando atual "Barra do Meio", e, referindo-se, assim, à "Baía do Ano Bom", como sendo a "Barra de Tutóia".


Origens prováveis do nome Tutoia

A Respeito deste tema, temos que considerar as múltiplas versões existentes, por sinal, controversas, pitorescas, lendárias e poéticas.
A primeira delas, sustentada pelo historiador Ludwing Schwenhagen, indica que Tutoia é uma corruptela de "Tróia, a célebre cidade grega da Ásia Menor, tornada famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada em versos por Homero, mais de 1.000 anos A.C. Inclusive, o citado cronista afirma que foram os fenícios os autores desta denominação, quando surgiram por essas bandas, no século XII A.C., para virem buscar salitre que serviria ao embalsamento de suas mumias (?). Conjetura ainda ele que, estes legendários navegantes fundaram ali, na costa maranhense, a fim de dominar a foz do rio, uma colônia com o nome de "Turtoia", pelo que explica que "Tur" era a rica cidade e metrópole da grande navegação e Tróia, era a histórica vencida cujo nome trouxe a grinalda imortal da glória". E continua Ludwing: "O costume de cortar o r é muito antigo e usado também no tempo moderno, na língua portuguesa. É provável que os tupis pronunciassem Turtróia ou Turtóia, ainda no tempo da chegada dos portugueses, os quais cortaram o r".
Outra versão, encontrada na monografia "Tutoia e Seu Folclore" aponta o termo como procedente do meio indígena, onde, na linguagem Tremembé, onde era situado o povo tremembé, Tutoia quer dizer "lençol de areia", "grande extensão de dunas", que caracteriza efetivamente a topografia da costa litorânea de Tutoia. Hipótese esta bem mais aceitável do que a primeira. Circula por entre as opiniões populares, uma outra versão, pela qual o nome Tutoia provém do tupi guarani e siginifica "água boa". Porém, a que é mais aceita pela maioria, encontra mais respaldo, é mais lógica e justificada, admite que "Tutoia" é uma corruptela de "Totoi" que, em linguagem indígena quer dizer: "que beleza!", "que encanto!".  




          
´
História as primeiras tentativas de exploração da costa do nordeste maranhense, encravada ali no delta parnaibano, procederam às colonização desde os idos de 1.571, quando Nicolau Resende e seus companheiros promoveram as primeiras jornadas exploradas à aludida costa. Esta informação se insere na narrativa de Gabriel Soares, escritor da época, e citado por F. Pereira da Costa [5], que alude ao "Rio do Meio" como sendo o braço do Parnaíba que deságua entre as ilhas dos Poldros e das Canárias, formando atual "Barra do Meio", e, referindo-se, assim, à "Baía do Ano Bom", como sendo a "Barra de Tutóia".
Origens prováveis do nome TutóiaA Respeito deste tema, temos que considerar as múltiplas versões existentes, por sinal, controversas, pitorescas, lendárias e poéticas.
A primeira delas, sustentada pelo historiador Ludwing Schwenhagen, indica que Tutóia é uma corruptela de "Tróia, a célebre cidade grega da Ásia Menor, tornada famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada em versos por Homero, mais de 1.000 anos A.C. Inclusive, o citado cronista afirma que foram os fenícios os autores desta denominação, quando surgiram por essas bandas, no século XII A.C., para virem buscar salitre que serviria ao embalsamento de suas mumias (?). Conjetura ainda ele que, estes legendários navegantes fundaram ali, na costa maranhense, a fim de dominar a foz do rio, uma colônia com o nome de "Turtóia", pelo que explica que "Tur" era a rica cidade e metrópole da grande navegação e Tróia, era a histórica vencida cujo nome trouxe a grinalda imortal da glória". E continua Ludwing: "O costume de cortar o r é muito antigo e usado também no tempo moderno, na língua portuguesa. É provável que os tupis pronunciassem Turtróia ou Turtóia, ainda no tempo da chegada dos portugueses, os quais cortaram o r".
Outra versão, encontrada na monografia "Tutoia e Seu Folclore" aponta o termo como procedente do meio indígena, onde, na linguagem Tremembé,onde era situado o povo tremembé, Tutóia quer dizer "lençol de areia", "grande extensão de dunas", que caracteriza efetivamente a topografia da costa litorânea de Tutóia. Hipótese esta bem mais aceitável do que a primeira. Circula por entre as opiniões populares, uma outra versão, pela qual o nome Tutóia provém do tupi guarani e siginifica "água boa". Porém, a que é mais aceita pela maioria, encontra mais respaldo, é mais lógica e justificada, admite que "Tutóia" é uma corruptela de "Totoi" que, em linguagem indígena quer dizer: "que beleza!", "que encanto!".[6]

O município de Tutóia foi fundado em 28 de março de 1938. Tutóia quer dizer "lençol de areia", embora alguns afirmem que seu verdadeiro significado é "água boa", na língua dos índios tupis, que lá também moraram.Com extenso litoral, as dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses cercam a maioria de suas praias e lagoas, o que justifica o nome dado pelos índios Tremembés, que habitaram a área no século XVIII

Em breve esta página será atualizada com mais informações sobre a história de Tutóia.

Dunas, praias, mangues, rios e lagos, esta é Tutóia que está localizada no Baixo Parnaíba, no estado do Maranhão. Um paraíso perdido a 440 km da capital São Luís. O município possui diversos recursos naturais, formando uma bela paisagem. O destaque da região são as lagoas do Balneário de Lagoinha. São lagoas sazonais que se formam nas dunas no período chuvoso e são parte significativa dos lençóis maranhenses.

Entre as praias, as de destaque são a da Barra, Andreza, Arpoador, Moita Verde e a Praia do Amor. E as ilhas Cajueiro, Melancieira, Coroatá, Ilha das Pombas, etc.

Tutóia está a 7 horas via fluvial do Delta do Parnaíba. Esse passeio de barco de um ponto a outro é muito bonito, porque é possível conhecer as belezas naturais da região.

Para chegar à maioria das atrações que a cidade possui, é preciso contar com um carro com tração 4x4, porque estão em um terreno bastante acidentado e com um guia local, para não correr o risco de se perder.
HISTÓRIA DA CIDADE:
Seus primitivos habitantes eram os índios Tremembés, sobre os quais Gonçalo Pereira Lobato e Souza, que governava o Maranhão quando foi criada a Vila Viçosa de Tutóia, disse serem “ os mais bem figurados, valentes e prestimosos” de toda a Capitania. Apesar de haver alcançado considerável crescimento econômico e populacional, a ponto de ,em 1862, contar com uma população de 14.554 pessoas, incluindo outras povoações entrou em decadência e, em 1871, teve sua sede transferida para Barreirinhas. Inconformados com essa situação, os tutoienses reagiram, conseguindo que ,em 1890,a autonomia do município fosse restaurada. A 29 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Nº 45, foi elevada à categoria de cidade, posição que ainda conserva.Possuindo excelentes condições portuárias, Tutóia foi, por muito tempo, escoadouro das riquezas dos municípios do Baixo Parnaíba e do Litoral Nordeste. Possuindo grande potencial pesqueiro, destaca-se também por sua produção salineira, que é quase toda exportada para o Sul do país. Futuramente, e para isso a atual administração do município está desenvolvendo projetos. Tutóia poderá tornar-se grande centro turístico, graças à beleza de suas praias, ao clima ameno e saudável e à abundância de frutos do mar que oferece aos visitantes.